“Um designer sabe que alcançou a perfeição não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a tirar.” – Antoine de Saint-Exupéry
Projeto Skeumórfico
O design plano é uma reação ao seu antecessor, o skeuomorphism . Skeuomorphs são interfaces de usuário projetadas para se parecerem com objetos do mundo real. Por exemplo, a interface do usuário abaixo se parece com a aparência e o funcionamento de um compressor de áudio do mundo real. Skeuomorphs começou na década de 1980 como uma maneira de facilitar as pessoas em interfaces de computador.
Até recentemente, a Apple era a maior defensora do skeuomorphism, adotando a filosofia de design em todas as UIs e diretrizes da empresa. Por exemplo, o antigo ícone do Apple Safari é instantaneamente reconhecível como uma bússola – tem sombras, gradientes e detalhes estéticos finos em comparação com sua contraparte plana.
O propósito do design plano
O design plano como uma abordagem de design elimina todos os detalhes estéticos, deixando para trás apenas o essencial. De certa forma, vejo flat design como apenas mais um nome para modernismo , definido por uma geração de designers de interface do usuário que cresceram com computadores e acharam o skeuomorphism desnecessário.
Não há mais gradientes, sombras e texturas. Apenas uma bela tipografia, ícones e formas simples, cores vibrantes para ajudar a estabelecer hierarquias visuais e, o mais importante, uma atenção mais profunda à facilidade de uso. O design plano é impulsionado pelo desejo de uma interface mais eficiente e amigável.
Esse é o propósito idílico do flat design, mas a realidade atual está tão desconectada dele.
Problemas com o design plano
Embora existam muitos bons exemplos de design plano, também há muitos ruins.
Inconsistências da interface do usuário do iOS 7
Antes da estreia do sistema operacional móvel, os rumores circulavam: com a nova liderança de Jonathan Ive, o iOS 7 finalmente abandonaria o design skeuomórfico e se tornaria plano.
E isso aconteceu. Dê uma olhada na comparação abaixo quando o iOS 7 foi anunciado pela primeira vez. Os elementos skeuomorphic desapareceram. Não há mais ícones altamente estilizados e acabamentos em madeira falsa.
O que há de errado com o iOS 7? É inconsistente. Os ícones parecem totalmente fora de lugar, como se tivessem sido projetados por equipes diferentes (e provavelmente foram ).
Alguns ícones têm gradientes. Outros ícones não. Dos ícones que têm gradientes, às vezes os gradientes vão em direções diferentes. As espessuras das linhas variam.
As representações simbólicas de alguns ícones são simplificadas demais e às vezes não têm sentido. O ícone do Game Center , por exemplo, é um grupo de círculos coloridos de aparência vítrea. O que significa o ícone do Game Center ? Como se relaciona com os jogos?
Se havia um significado simbólico por trás do ícone, é muito obscuro para a maioria das pessoas saber, tornando-se uma metáfora pobre . Outras representações simbólicas são exageradas. O ícone do Newsstand , por exemplo, é muito complexo e detalhado em comparação com seus vizinhos: a consistência é crucial na criação de um design amigável. Plano ou não.