O que é SEO?
O SEO , também conhecido como otimização de mecanismos de pesquisa, consiste em um guarda-chuva de estratégias para melhorar sua visibilidade nos resultados de pesquisa no Google, Bing e outros mecanismos de pesquisa.
Com maior visibilidade nos resultados de pesquisa relevantes, sua empresa pode alcançar pessoas do seu público-alvo quando elas estiverem procurando por você.
Como funciona o SEO?
Quando se trata de SEO, a coisa mais importante que você pode fazer é criar conteúdo de alta qualidade para o seu site que forneça respostas às consultas de pesquisa do seu público. Isso ocorre porque os mecanismos de pesquisa como o Google visam fornecer aos usuários resultados da mais alta qualidade e mais relevantes para suas pesquisas. Você pode usar uma ampla variedade de métodos para garantir que seu conteúdo atenda a esses critérios.
Tipos de SEO
Existem também vários tipos de SEO que são ideais para diferentes negócios e seus públicos. O SEO local, por exemplo, se concentra em pesquisas que têm um elemento de localização, como pesquisas que contêm a frase “perto de mim”. O SEO local ajuda seu site a aparecer para esses tipos de pesquisa, trazendo visitantes próximos para sua empresa.
Quais são os benefícios do SEO para pequenas empresas?
SEO é uma estratégia de marketing online que agrega valor a qualquer empresa, incluindo pequenas empresas. Quando você tem 80% dos compradores e mais de 70% dos compradores de negócios usando mecanismos de pesquisa para iniciar sua pesquisa de produtos, é difícil negar o valor do SEO.
É por isso que quase 90% dos profissionais de marketing veem o SEO como uma estratégia de sucesso. A importância do SEO para pequenas empresas, no entanto, se destaca em comparação às grandes empresas. Com o SEO, você tem a chance de apresentar sua empresa a novos compradores, aparecendo em resultados de pesquisa relevantes que não são dominados por grandes marcas.
Você também tem a chance de capturar pesquisas locais, 80% das quais convertem . Quando o Google tem acesso à localização exata de um usuário, os resultados de pesquisa fornecidos provavelmente serão localizados nesse local. Por exemplo, se um consumidor na Filadélfia estiver pesquisando “cafeterias”, o Google não mostrará as cafeterias em Dallas, Texas, mas mostrará as cafeterias locais para esse usuário.
A classificação nos resultados de pesquisa local por meio de estratégias locais de SEO é uma excelente maneira de atrair novos clientes. Você não precisa se esforçar para comprar espaço publicitário em uma revista ou em um outdoor. Quando as pessoas clicam no seu site nos resultados de pesquisa, é grátis.
Mesmo que você invista em uma campanha publicitária de pagamento por clique (PPC) , você cria um orçamento alinhado às suas necessidades. É por isso que PPC e SEO são algumas das estratégias de marketing online mais econômicas .
Quanto custa SEO para pequenas empresas?
Se você decidir obter ajuda de SEO para pequenas empresas de uma agência de SEO , os custos variam. Em média, no entanto, as PMEs gastam de R$ 1.500 a R$ 5.000 por mês em SEO.
Ao discutir os preços de SEO, vale a pena mencionar que o SEO é uma estratégia contínua. Requer um investimento contínuo de seu tempo para ter sucesso, e é por isso que muitas pequenas empresas acabam se associando a uma agência .
Quais são algumas ferramentas de SEO para pequenas empresas?
Algumas ferramentas de pequenas empresas para SEO incluem:
- Ahrefs: Obtenha informações sobre o desempenho do seu site (e concorrentes) com esta ferramenta paga.
- Screaming Frog: Complete auditorias técnicas de SEO com este rastreador de sites gratuito.
- KeywordsFX : Descubra palavras-chave valiosas para sua indústria e negócios.
Lembre-se de aproveitar também o Google Meu Negócio, o Google Analytics e o Google Search Console, todas essas ferramentas podem ajudá-lo a ganhar em SEO .
É melhor gerenciar minha estratégia de SEO internamente ou fazer parceria com uma agência?
Como você gerencia o SEO da sua pequena empresa (seja internamente ou com uma agência) depende de sua empresa, recursos e equipe. Muitas vezes, as empresas iniciam sua estratégia internamente e depois fazem parceria com uma agência experiente.
Isso porque SEO leva tempo, assim como habilidade. Além de suas responsabilidades do dia a dia, você também precisa monitorar sua estratégia, compilar possíveis melhorias e implementar essas melhorias, além de lançar novos conteúdos para seu site. É uma tarefa enorme para você ou qualquer outra pessoa da sua equipe assumir como uma tarefa paralela.
No geral, uma agência pode oferecer muitas vantagens para o seu negócio. Alguns exemplos incluem experiência, recursos e talento. Se sua empresa não pode pagar uma agência, no entanto, é melhor ter pelo menos algum tipo de estratégia em vigor.
Como encontro uma agência especializada em SEO para pequenas empresas?
Se você procura uma agência que ofereça serviços de SEO para pequenas empresas , siga estas dicas:
- Confira suas avaliações e depoimentos para ver como é trabalhar com eles
- Navegue pelo portfólio para ver seus trabalhos e resultados anteriores
- Veja os preços de SEO para ver se as taxas correspondem ao seu orçamento
As melhores empresas de SEO para pequenas empresas serão transparentes sobre seus preços e experiência e terão muitas análises, depoimentos e estudos de caso que você pode revisar.
Ao pesquisar os preços dos serviços de SEO, procure serviços de SEO “baratos” . As empresas que oferecem SEO de baixo custo raramente fornecem aos clientes algo de valor. Eles geralmente oferecem um atendimento ao cliente ruim, bem como estratégias de SEO do tipo copiar e colar, que não funcionam.
Quando você descobrir uma agência que parece ser uma excelente opção para o seu negócio, entre em contato com ela. Você pode discutir seus negócios e objetivos, além de saber mais sobre a agência, sua equipe e sua abordagem ao SEO para pequenas empresas.