1) Lembre-se do Princípio de Pareto (ou a Regra 80-20)
Uma ‘ interface livre de desordem ‘ é o pilar de um site minimalista. Uma das maneiras de criar um site com muito pouco, ou sem confusão, é lembrar o princípio de Pareto , também conhecido como “regra 80-20”, que afirma que cerca de 80% dos efeitos vêm de 20% da causas. Coloque a regra em prática repensando o que você escolhe incluir em seu design em primeiro lugar.
Para começar, livre-se de todos os elementos do seu web design que não direcionam seus clientes em potencial para o funil de vendas/call to action/resultado desejado. Isso pode incluir a eliminação de longas sequências de texto, botões feios ou desnecessários, formulários com muitos campos e setas ou caixas de texto que ocupam espaço em branco e não adicionam nada à funcionalidade do site. O pensamento por trás dessa abordagem minimalista é que apenas 20% de suas escolhas de design afetarão o resultado desejado do seu site (ou seja, mais vendas, conversões, assinaturas, etc.). Portanto, se você reduzir seu design ao essencial, você garante que tudo o que está incluído em seu design está causando o maior impacto possível.
2) Torne a navegação sem esforço
Um site com toneladas de recursos de navegação interessantes pode parecer uma ótima ideia. É novo e parece interessante. No entanto, um esquema de navegação desconhecido pode atrapalhar a experiência do usuário, fazendo com que o usuário tenha que “reaprender” como ir de um lugar para outro em seu site.
Isso pode criar uma impressão negativa nos usuários do seu site. Além disso, desencoraja esses mesmos usuários a retornar ao site. Aqui estão algumas dicas rápidas para ajudar a tornar a navegação sem esforço para seus visitantes
- Coloque as informações mais importantes acima da dobra.
- Reduza links de navegação redundantes ou desnecessários (ou seja, se você tiver um botão “Início” na barra de navegação, não inclua um botão “Início” oculto em um ícone de “hambúrguer”).
- Livre-se de páginas internas redundantes usando ferramentas de análise para saber quais de suas páginas não aumentam suas taxas de conversão.
- Torne os botões de navegação fáceis de localizar.
- Se você tiver muito conteúdo, a rolagem infinita pode ser um caminho a percorrer, pois reduzirá uma etapa extra de navegação para levar seu usuário da página 1 para a página 2, por exemplo.
- Use ícones e símbolos universais para botões de navegação. Pode ser tão simples quanto um símbolo ‘para baixo’ usado para menus suspensos.
- Não subestime o mapa do site.
Essas dicas são imensamente úteis para criar uma navegação intuitiva em seu site e fornecer uma experiência de usuário aprimorada aos visitantes.
3) Cópia atraente
Leitores deslizam. Com uma enxurrada incessante de copy circulando na internet, fica cada vez mais difícil percorrer todo o conteúdo que um leitor encontra. A única maneira de atrair a atenção dos leitores é criando uma cópia atraente .
A cópia em seu site não deve ser apenas atraente o suficiente em termos de conteúdo, mas também em termos de apresentação. Do ponto de vista do designer, torne sua cópia mais atraente:
- Escolhendo um tipo de letra legível e fácil de usar. Abandone as fontes extravagantes e caras e escolha as mais fáceis para os olhos e que causam menos fadiga.
- Tente separar a cópia longa em informações pequenas.
- Realçar texto importante usando opções de formatação especiais
- Criando listas com marcadores
Além disso, uma vez que o conteúdo de qualidade leva seu site a ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa, não se esqueça de atrair os melhores talentos para criar uma cópia extraordinária que impressione. Para verificar as classificações do seu site, não se esqueça de verificar o painel de SEO do Google Analytics!
4) Adote um esquema de cores monótono
Dependendo do tipo de conteúdo que você tem em um site, uma paleta de cores monótona geralmente pode dar ao seu design uma aparência elegante e clássica que simplifica imediatamente um design da web. Os sites corporativos geralmente usam um esquema de cores monótono para seus sites principalmente como função de seus esforços rigorosos de marca, mas um esquema de cores simples pode beneficiar qualquer tipo de site que queira simplificar um pouco as coisas. O pensamento por trás de ter um esquema de cores monótono é que com menos cores para o usuário processar, o conteúdo que você precisa enfatizar (ou seja, uma linha de texto, uma chamada para ação ou uma imagem) terão mais chances de atrair a atenção do usuário. É uma técnica simples e eficaz para fazer o trabalho.