Coisas que conceitualizamos em nossas cabeças que parecem incríveis regularmente se tornam ideias terríveis quando as colocamos em um meio visual mais concreto, como um pedaço de papel ou uma tela de computador.
Imagine esta situação: você está criando um formulário da web.
Você recebeu os campos de entrada que precisam ser incluídos. Você visualiza o projeto em sua cabeça. E então, você decide esboçar em seu caderno.
Em poucos minutos, você poderá identificar problemas com seu conceito de design inicial.
Talvez você possa acabar com algumas partes do design. Talvez você perceba que deve ajustar o layout de alguns campos de entrada para criar um fluxo de usuário melhor. Talvez ter mensagens de validação de erro no topo dos campos de entrada possa torná-los mais fáceis de ver.
Primeiro esboço em papel de um formulário web.
Um protótipo simples pode revelar instantaneamente falhas em nossos conceitos de design.
Isso, então, nos permite resolver esses problemas antes de fazermos compromissos de produção mais significativos (como criar uma maquete de alta fidelidade ou codificar o design).
Iterar mais rapidamente em um conceito de design
A criação de protótipos permite melhorar rapidamente um conceito de design. Você pode revisar e refinar iterativamente sua ideia em questão de minutos.
Vamos olhar para o meu exemplo anterior. Encontrei alguns problemas de design com o meu conceito.
Agora posso validar visualmente se minhas soluções para esses problemas são melhores (ou piores) do que minhas ideias preliminares simplesmente movendo as coisas e ajustando algumas coisas. E, se não, então posso continuar a esboçar outra versão.
Segundo esboço em papel de um formulário web.
Compare variações de design rapidamente
O design da interface do usuário (UI) é fundamentalmente sobre a criação da maneira mais ideal para um usuário realizar suas tarefas. Na maioria dos casos, para determinar a melhor solução, você terá que apresentar várias ideias.
A comparação de vários projetos entre si é facilitada por meio da prototipagem.
Qual é a melhor solução: um menu de navegação com guias ou uma lista de links organizados verticalmente?
A única resposta definitiva para essa pergunta é: depende.
Depende da arquitetura de informação do seu conteúdo. Depende de quais objetivos e tarefas principais seus usuários terão ao interagir com sua interface do usuário.
Depende da quantidade de links. Depende da redação de seus links.
Uma maneira de comparar várias ideias facilmente é prototipando-as. Comparando dois layouts de página da web entre si.