Se você quiser saber como medir o desempenho do site, comece analisando as métricas de aquisição. As métricas de aquisição indicam se você está atraindo tráfego para seu site.
KPI do site nº 1: origem do tráfego
O objetivo da sua empresa de pequeno e médio porte (SMB) é direcionar tráfego qualificado para seu site. Para ver se você está alcançando essa meta, você precisa acompanhar a origem do seu tráfego .
Acompanhar seu tráfego por origem permite que você veja quais campanhas geram tráfego qualificado para sua empresa. Ele permite que você entenda quais campanhas de marketing geram os melhores resultados para que você possa dedicar mais tempo e esforço a elas. Você também pode usar este KPI do site para determinar quais campanhas você precisa melhorar.
KPI do site nº 2: duração média da sessão
A próxima das métricas de desempenho do site que veremos é a duração média da sessão. A duração média da sessão mede quanto tempo as pessoas interagem com sua empresa durante uma sessão.
Uma sessão envolve todas as páginas que uma pessoa visita e com as quais interage durante seu tempo em seu site. Assim, por exemplo, se alguém visitar sua página inicial, conferir uma postagem do blog, acessar uma página de produto e sair do seu site, isso é uma sessão. Se eles gastassem 13 minutos fazendo todo esse processo, a duração da sessão seria de 13 minutos.
A duração média da sessão indica a quantidade média de tempo que as pessoas passam no seu site quando visitam. Você deseja ver uma duração média de sessão mais longa porque indica que seu site fornece informações úteis, valiosas e úteis para seu público.
Essa métrica é uma das principais métricas para monitorar o desempenho do site, pois indica o desempenho de suas páginas para os pesquisadores. Você pode descobrir se está fornecendo informações úteis que mantêm os usuários engajados ou saber se precisa melhorar suas páginas para gerar sessões mais longas.
Tenha em mente que a duração média da sessão é de cerca de dois a três minutos. Você pode tentar atingir essa média de sessão, mas mantenha seus negócios e seu público em mente. Suas metas de duração média da sessão podem ser menores devido à natureza do seu negócio ou público-alvo.
KPI do site nº 3: taxa de rejeição
O próximo item da nossa lista de KPIs para sites é a taxa de rejeição . A taxa de rejeição mede quantas pessoas visitam uma página em seu site e a abandonam imediatamente sem visitar outras páginas.
Essa métrica é um dos KPIs mais importantes para seu site, pois indica se você está proporcionando uma experiência de usuário positiva para seu público. Se todas as suas páginas tiverem uma alta taxa de rejeição, isso normalmente sugere que sua página não é relevante para os pesquisadores.
Você deseja acompanhar essa métrica para ver se está mantendo os clientes em potencial engajados em seu site. Se você tiver uma alta taxa de rejeição, poderá otimizar suas páginas para manter as pessoas envolvidas por mais tempo.
KPI do site nº 4: velocidade de carregamento da página
Se você quiser saber como medir o desempenho do site, acompanhe a velocidade de carregamento da sua página . Você sabia que 53% das pessoas abandonarão um site se ele demorar mais de três segundos para carregar? Seu site precisa carregar rapidamente para fornecer as informações úteis que os usuários desejam.
Você pode usar o Google Analytics para ajudá-lo a acompanhar a velocidade de carregamento do seu site . Você pode ver os tempos de carregamento de páginas individuais para obter informações sobre o desempenho dessas páginas. Ele permite que você identifique páginas individuais que carregam lentamente para otimizar essas páginas e melhorar seus tempos de carregamento .
Ao melhorar o tempo de carregamento do seu site , você oferece uma melhor experiência ao usuário. As pessoas passam mais tempo em sites que carregam mais rápido , o que envia um sinal positivo ao Google de que sua página é relevante. Como resultado, seu site pode obter classificações mais altas nos resultados de pesquisa e gerar tráfego mais qualificado.
KPI do site nº 5: páginas por sessão
O próximo em nossa lista de métricas de desempenho do site são as páginas por sessão. Páginas por sessão informa quantas páginas as pessoas visitam antes de encerrar a sessão. Indica se as pessoas visitam apenas uma página ou navegam pelo seu site.
Uma sessão, como mencionado acima, inclui qualquer atividade concluída dentro de um determinado período. As sessões expiram após 30 minutos se um usuário não encerrar a sessão por conta própria.
Sua métrica de páginas por sessão pode ajudar você a entender se o fluxo do seu site incentiva as pessoas a visitar várias páginas em seu site. Um site com navegação organizada e fácil de usar e botões de call to action (CTA) perceptíveis acumulará mais páginas por sessão.
Você deseja rastrear suas páginas por sessão para ver se as pessoas estão visitando várias páginas ou desistem após uma ou duas páginas. Este KPI do site pode ajudá-lo a obter informações sobre os comportamentos do seu público, para que você possa ajustar suas campanhas para atender às necessidades deles.
KPI do site nº 6: conversões
Em seguida na nossa lista de métricas de desempenho do site está a taxa de conversão. A taxa de conversão mede a porcentagem de pessoas que convertem a partir de um anúncio ou peça de marketing em comparação com todos que viram os materiais. Este KPI do site é fundamental para rastrear a capacidade do seu site de gerar receita.
O Google Analytics facilita a visualização de quais canais geram conversões. Você pode acessar a seção Funis multicanal para ver um detalhamento do número de conversões recebidas, bem como todas as conversões assistidas.
Acompanhar sua taxa de conversão permite que você veja se suas campanhas de marketing efetivamente levam as pessoas a comprar em seu site. Ele pode ajudá-lo a identificar as deficiências em seu site, para que você possa corrigi-las e gerar melhores resultados.