Resposta curta: Sim, embora possa parecer diferente de uma variação normal da campanha da Rede de Pesquisa.
Em uma campanha de pesquisa normal, você tem controle total das palavras-chave que segmenta, do texto do anúncio que usa e dos públicos que observa. Você pode otimizar suas campanhas com elementos como:
- Variações de anúncios
- Extensões de anúncio
- Estratégias de lances
Uma campanha do Google Smart Shopping funciona de maneira um pouco diferente. Os varejistas on-line enviam feeds de produtos contendo informações do produto. Esses feeds incluem coisas como nome do produto, custo, preço de envio, peso de envio e até links para imagens de produtos.
Como essas listagens vêm diretamente do site de um vendedor, o Google pode mostrar preços, ofertas e disponibilidade de produtos atuais e precisos.
A estrutura de uma campanha do Google Shopping
Antes de lançar sua campanha de compras, conecte seu feed de produtos do Google Merchant Center à sua conta do Google Ads. Uma vez conectado, você terá acesso a ferramentas essenciais para usar ao mergulhar em sua campanha de compras:
Grupos de produtos
A guia de grupos de produtos permite que você veja a categoria de produtos que você oferece. Quando dividido, você pode refletir sobre essas métricas de grupo em termos de impressões, cliques e custo.
Você também pode determinar quantos de seus produtos foram aprovados em seu feed de produtos e quantos, se houver, foram suspensos ou reprovados.
Produtos
A guia de produtos permite que você veja uma lista de todos os seus produtos em seu feed atual do Shopping e o status de cada um desses produtos. Por exemplo, se um produto estiver esgotado, o Google marcará o status do produto como “Esgotado”.
Portanto, a integração entre sua conta do Google Merchant Center e seu feed de produtos é crucial para garantir sua precisão. Você pode saber mais sobre como configurar sua conta GMC aqui.
Canais
Com os canais, você exclui canais em que suas campanhas do Shopping têm menos probabilidade de fornecer seu retorno do investimento em publicidade (ROAS) desejado. Se você achar que a maioria de seus usuários acessa seu site por meio de dispositivos desktop, por exemplo, você pode excluir canais como Apps.
Localizações
Por fim, uma ferramenta essencial para navegar em uma campanha bem-sucedida do Google Shopping é a segmentação por local. Se sua empresa só vende seus produtos, você deve segmentar as vendas feitas lá.
Essa segmentação é especialmente importante para empresas que podem não enviar para determinados estados do país. Fornecer essa transparência é essencial para que o Google entenda e confie em sua empresa.
Por que otimizar sua campanha inteligente do Google Shopping é importante?
Você pode se perguntar por que essas otimizações são importantes. Afinal, é uma campanha inteligente: o Google deve ter o conhecimento para ajudar a trazer seu negócio para um ROI positivo. Embora o AI-Smart Learning do Google seja uma ferramenta incrível que você deve continuar aproveitando, seu algoritmo só pode levar seus negócios até certo ponto sem fornecer algum contexto.
A visibilidade de seus esforços de anúncios pagos de comércio eletrônico depende do rigor do seu feed do Google Shopping. O valor que você obtém dele corresponde ao trabalho que você coloca nele. Não importa quem você é ou que tipo de negócio você administra, a otimização de feeds é essencial.