Você já se perguntou se existe um prazo para o cliente receber nota fiscal? O fato é que a emissão do documento gera muitas dúvidas, fazendo com que muitos microempresários trabalhem da maneira errada.
Pensando nisso, trouxemos um conteúdo completo sobre o assunto que irá elucidar sua mente a respeito do assunto e ajudará você no controle de nota fiscal.
Vamos lá!
Qual prazo para emitir nota fiscal?
A regra é clara quanto ao seguinte: Quando cliente comprar um produto a nota fiscal deve ser emitida.
É importante ressaltar que o ato que faz a nota ser emitida é a compra e não a entrega, ou seja, se você for enviar um produto para outro estado a nota fiscal já deverá estar disponibilizada antes de chegar às mãos do cliente.
Mas existe prazo? Não. A lei não prevê quando você deve gerar a nota fiscal, apenas que o cliente precisa recebê-la.
Além disso, a lei também não prevê quando a nota deve ser gerada se o produto ainda não foi enviado, portanto, é possível gerar a nota no dia do envio.
Como fazer a emissão de notas fiscais?
A emissão de notas fiscais, deve ser feita da maneira certa e em tempo hábil, por esse motivo é preciso escolher o serviço que irá fazer isso atentamente, a fim de obter velocidade, produtividade e evitar o retrabalho.
Lembrando que fazer esse procedimento manualmente é algo que, com certeza, irá fazer com que o empreendedor perca tempo, corra riscos e perca dinheiro.
Esquecer de emitir a nota – O que acontece
Esquecer de emitir notas fiscais pode trazer problemas sérios para a empresa uma vez que é através desse documento que o governo gera os tributos que serão pagos.
O fato é que, esquecer de gerar notas fiscais é o mesmo que sonegar imposto. Tal crime está previsto em lei com pena de multa ou, em alguns casos, de detenção.
É importante frisar que, apesar de não ser comum, a Receita Federal poderá solicitar que a empresa apresente as notas fiscais dos últimos cinco anos.
Caso haja irregularidades, a empresa poderá sofrer multa cumulativa por nota fiscal, o que seria um prejuízo imenso em alguns casos.
E nota fiscal de prestação de serviço
Enquanto a nota fiscal de produtos deve ser gerada antes de entrar em circulação, a nota fiscal de prestação de serviços pode ser gerada a partir do momento que o consumidor tiver acesso ao que está comprando.
Digamos que sua empresa contratou um serralheiro para fazer um portão. Logo que ele comece os trabalhos já poderá entregar a nota fiscal.
Vale ressaltar que essa não é uma regra, no caso da prestação de serviço a nota fiscal pode ser emitida antes, durante e após o serviço. Tudo depende da maneira acordada entre cliente e prestador de serviço.
Esqueci de tirar a nota fiscal. E agora?
Se você esqueceu de tirar a nota fiscal, vale lembrar que isso não é motivo para desespero, afinal, o erro pode ser corrigido antes que a fiscalização bata em sua porta.
Para resolver o problema é possível emitir uma nota fiscal com data retroativa. Isso mesmo, mas, não é tão simples assim.
Você precisará se informar com SEFAZ ou prefeitura da sua região e se informar a respeito da permissão de realizar a emissão com data retroativa e, também, como fazer isso.
Após se informar, basta gerar a nota fiscal e entregar para seu cliente.
Conclusão
Agora que você conhece um pouco sobre notas fiscais, suas emissões e como funcionam, provavelmente irá gerir melhor o seu negócio.
Lembre-se de continuar nos acompanhando, logo voltaremos com mais novidades que, sem dúvida, vão ajudar você e a contabilidade da sua empresa.