Você sabe o que é mídia social? No contexto digital, Mídia Social é uma ferramenta que conecta pessoas por meio de interesses em comum, e visa o fortalecimento destas relações.
Afinal, sua principal função é conectar pessoas na internet, seja para construir novas conexões ou para apenas manter as já existentes.
Hoje, mais que nunca, é um meio que permite a comunicação em massa. Pois as mídias sociais possuem múltiplas funções: entreter, noticiar e vender.
Atualmente, ter um bom conhecimento sobre a forma de trabalhar nas redes sociais pode gerar renda ou melhorar o desempenho de uma empresa.
Dentro das mídias sociais as conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos valores ou interesses, acabam interagindo mais entre si.
Por exemplo, foi através da mídia social que vi uma postagem de um amigo que foi ao Parque Estadual do Ibitipoca, um verdadeiro paraíso em Minas Gerais, e que me motivou a programar uma viagem para lá e curtir trilhas incríveis.
É inegável a presença das redes sociais, como Facebook e WhatsApp, no dia a dia das empresas e de praticamente todos nós. Dificilmente, conseguimos pensar em nossas interações sociais sem elas.
O que é mídia social? Como ela surgiu?
Agora que sabemos o que é mídia social, é importante sabermos também como ela surgiu. Por instinto, o ser humano tem a necessidade de se relacionar.
Por isso, redes sociais, por si só, existem desde sempre. Basicamente, são um complexo de relações entre pessoas que têm como objetivo a interação.
Mas a verdade é que a internet era acessada por comunidades científicas e estava sempre vinculada às universidades. O seu propósito era fazer uma plataforma para trocar informações e para pesquisa.
Sites como Geocities e Tripod.com deram início às primeiras por meio de salas de chat, fóruns de discussão, blogs e páginas pessoais.
Os precursores das mídias sociais foram Classmates (1995)e o SixDegrees (1997). O Classmates era uma plataforma que tinha como objetivo possibilitar o reencontro de pessoas que estudaram juntas.
Já a Sixdegrees basicamente aprimorou a ideia de seu antecessor, incrementou ainda mais com a possibilidade de criar um perfil, enviar mensagens privadas, publicar em murais e “adicionar” amigos.
Ela chegou a conquistar 3,5 milhões de usuários e encerrou suas atividades no ano de 2001. A Friendster (2002) ajudou no surgimento de plataformas bem conhecidas como o Facebook e a Orkut. Mantinha um modelo bem parecido com as mídias que conhecemos hoje.
A Myspace nasceu logo depois para ser um site de relacionamentos, mas acabou se tornando conhecida por causa de bandas e cantores, tornando-se uma verdadeira vitrine para artistas.
Após o sucesso do MySpace, o empresário Reid Hoffman passou a utilizar o mesmo método com foco em contatos profissionais. E assim nasceu o LinkedIn, uma mídia social para a criação de networking e relações empresariais.
Depois disso, surgiram as mídias mais conhecidas do mundo e que se mantêm firmes até hoje. São elas: Orkut (2004), Facebook(2004), Twitter(2006), Instagram (2010) e Snapchat (2011).
Claro, fazendo suas atualizações e seguindo as novas tendências para não serem consideradas antiquadas. Diversas outras estão sendo desenvolvidas em novos formatos, como o recente fenômeno Tik Tok.
Qual a diferença entre Mídia e Redes sociais?
Você deve ter provavelmente se confundido com esses conceitos. Mas é importante frisar que redes sociais e mídias sociais não são a mesma coisa.
As redes sociais são plataformas com o propósito de facilitar as relações entre pessoas que compartilham os mesmos interesses, experiências ou ainda conexões na vida real. Já as mídias sociais são plataformas que garantem que isso tudo aconteça.
As mídias sociais são plataformas que têm como sua principal função o compartilhamento em massa de conteúdos. Seja em texto, áudio, vídeo ou imagem ou mídias que podem ser inseridas em diversas plataformas, não só nas redes sociais.
O que é mídia social? Quais são seus tipos existentes?
Agora que você já sabe o que é mídia social e como ela surgiu, também é importante conhecer os 4 tipos principais: a de relacionamento, entretenimento, network e de nicho.
As mídias sociais de relacionamento são focadas no que o próprio nome já diz, portanto, é um espaço para que pessoas se conectem e relacionem entre si. Não há dúvidas de que o Facebook é a principal da categoria.
Plataformas de entretenimento são de grande interesse do público. Hoje, a mais poderosa no entretenimento é o YouTube, uma plataforma de vídeos e postagens que a cada dia se torna mais conhecida.
Já o Instagram é uma mídia social que mistura tanto o tipo de relacionamento quanto de entretenimento.
As mídias sociais de networking são para a captação de talentos e busca por novas oportunidades de trabalho. Esse é, basicamente, o papel do LinkedIn, a principal do segmento.
As mídias sociais de nicho são, geralmente, com um foco bastante específico em um setor de interesse seja profissional, seja social. Alguns bons exemplos são: Quora; Yelp; TripAdvisor; CouchSurfing.