Pronto para começar a criar personas de comprador? Veja como criar uma persona de comprador em três etapas simples:
1. Documentar informações demográficas
O primeiro passo para criar personas de clientes é documentar informações demográficas . Quando você conhece a demografia do seu público ideal, você tem uma ideia melhor de quem provavelmente se tornará um cliente ou cliente.
Você pode obter informações demográficas observando seus clientes atuais. Você vai querer documentar informações como:
- Era
- Gênero
- Ocupação
- Status socioeconômico
- Situação familiar
- E mais
Você também pode usar o Google Analytics para ajudar a restringir o foco de suas personas de comprador. Você pode encontrar informações acessando a guia Audiência e selecionando Audiências . Nessa categoria, você verá um detalhamento de diferentes informações sobre seu público.
Aqui você pode ver informações demográficas, interesses do público e muito mais!
2. Identifique pontos de dor e motivações
O próximo passo na criação de uma buyer persona é pensar nos pontos problemáticos e nas motivações do seu público.
Os pontos problemáticos são os problemas que seus clientes enfrentam atualmente. É a principal razão pela qual eles procuram seus produtos ou serviços, eles precisam de uma solução para seus problemas. Identificar esses pontos problemáticos ajuda você a entender melhor por que as pessoas o procuram e como você fornece uma solução para o problema delas.
Saber essas informações ajuda você a criar personas de clientes mais atraentes. Você pode entender o que leva pessoas específicas a procurá-lo, para saber como comercializar para esses pontos problemáticos.
Além disso, você também deve analisar a motivação do público. O que motiva seu público a buscar e escolher soluções? Grande parte da motivação pode vir dos pontos problemáticos, mas outros fatores, como orçamento e tempo, podem influenciar as decisões.
3. Entenda seu papel
Um componente-chave da criação de personas de comprador é entender onde você se encaixa na equação. Uma grande parte de motivar as pessoas a escolher seu produto ou serviço é entender como você pode ajudar. Como seu produto ou serviço fornece a solução que eles precisam?
Neste ponto, você vai querer pensar nos benefícios do seu produto ou serviço. Destacar os benefícios ajuda você a mostrar ao seu público por que você se encaixa bem e como você resolve seus pontos problemáticos.
Ele permite que você entenda quais benefícios são mais importantes para as pessoas do seu público, para que você possa fornecer as informações mais importantes para elas.
Exemplos de personas do comprador: 3 exemplos de personas do cliente
Agora que você sabe como criar uma persona de comprador, vamos ver alguns exemplos para ajudá-lo a entender como suas personas de comprador ficarão depois de reunir todas as informações.
Muitas empresas criam pessoas fictícias e dão nomes aos seus perfis que representam segmentos de seu público-alvo. Neste exemplo, imagine que você possui um serviço de entrega de refeições tentando segmentar três tipos diferentes de pessoas.
Aqui estão essas personas de clientes:
Nadia, a empresária em movimento
- Tem entre 25 e 28 anos
- Passa longas horas em seu trabalho de vendas na cidade
- Ela tem uma renda bem alta
- Ela não tem filhos e nenhum parceiro
- Ela gosta de passar seu tempo livre relaxando e curtindo um bom livro
Eloise e Ronald, os pais ocupados
- Eles têm entre 30 e 45 anos
- Eles são casados
- Eles têm dois ou mais filhos
- Eles passam o tempo levando seus filhos a eventos esportivos, peças de teatro e muito mais
- Eles trabalham em empregos de colarinho branco (advogados, analistas de computador, etc.)
Richard, o jovem e inexperiente confeiteiro
- Ele tem 25 anos
- Ele trabalha em um emprego de colarinho branco
- Ele gosta de sair com os amigos e experimentar novos restaurantes
- Ele é aventureiro e gosta de fazer atividades como caminhadas, mountain bike
- Ele não tem filhos ou companheiro
Com essas três personas de marketing, você pode ver como cada pessoa tem detalhes específicos sobre elas que ajudam sua empresa a identificar quem você está segmentando.
Nesse caso, você criou perfis de pessoas que são ideais para o seu serviço de entrega de refeições: a empresária ocupada que não tem tempo para cozinhar, os pais ocupados e o preparador de refeições inexperiente. Todos esses perfis ajudam a identificar quem você está segmentando, para que você possa entregar as mensagens de marketing que melhor ressoam com eles.